Você sofre com ronco e apneia do sono?

O ronco excessivo enquanto nós dormimos pode indicar a presença da apneia obstrutiva do sono (AOS), patologia descoberta por meio de diagnóstico médico e tratada com o aparelho CPAP. Dependendo do caso, o procedimento envolve também a máscara CPAP.

Mas, antes de discutirmos sobre o aparelho CPAP e suas especificações, precisamos entender mais sobre a apneia e os motivos para que a doença seja levada a sério.

Apneia obstrutiva do sono: o que é?

É muito comum roncarmos durante o sono nas noites em que estamos mais cansados, como após um dia de trabalho exaustivo ou de passeios que demandam esforço físico. Apesar disso, quando isso acontece todas as noites e em exorbitância, devemos pensar na possibilidade de estarmos com apneia obstrutiva do sono e, consequentemente, buscar ajuda médica.

Pois, o surgimento do ronco dá-se pela vibração da musculatura da garganta, o que ocasiona a obstrução parcial da passagem de ar. Por isso, o barulho do ronco incomoda, mas, esse não é o único problema.

Sabia que segundo o Ministério da Saúde, cerca de 33% da população sofre com a apneia do sono. A maioria das pessoas não sabe que sofre desse distúrbio e, pior ainda, que pode causar parada cardíaca (morte súbita) – o coração para de bater de repente.

Para caracterizar a apneia, podemos dividi-la em três fases:

  1. Leve: de 5 a 14 interrupções;
  2. Moderada: de 15 a 30 interrupções;
  3. Grave: mais de 30 interrupções por hora.

     

     

A apneia obstrutiva do sono é provocada pelo bloqueio completo da faringe, que ocorre em alguns momentos enquanto as pessoas dormem. Em termos simples, a apneia dá a sensação de que o indivíduo está acordado, porém, não consegue ter reações, como falar e, essencialmente, respirar.

Por tanto, a passagem do ar fica totalmente prejudicada por isso, quando a pessoa tenta respirar, ela não consegue. Mas, esse episódio passa com o conhecido “micro despertar”.

Por que nessa etapa, o organismo restabelece o tônus superior da via aérea, liberando o fluxo de ar para a pessoa e, posteriormente, um ronco alto. Então o  indivíduo desperta e, como mencionado, geralmente não sabe o que houve de fato.

Saiba os sintomas da apneia do sono e como tratá-la:

Além do ronco alto, frequente e irregular, a pessoa com apneia está sujeita a sentir outros sintomas enquanto dorme, como engasgos, sono agitado e aumento da vontade de urinar. Ao acordar, o indivíduo pode ter dor de cabeça, boca seca e sede.

Em situações mais agravados da apneia do sono, o paciente pode desencadear:

  • Ansiedade;
  • Dificuldades de concentração ou/aprendizado;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Irritabilidade;  
  • Problemas de memória;
  • Síndrome metabólica;

Entre outras.  

Na maioria dos casos, a apneia obstrutiva do sono pode ser evitada com a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares mais saudáveis, já que alguns dos fatores que influenciam o distúrbio são a obesidade e o sedentarismo. Porém, existem outras razões para desenvolver apneia, por exemplo:

  • Alcoolismo;
  • Alterações anatômicas;
  • Congestão nasal;
  • Genética;
  • Idade;
  • Uso de medicamentos – calmantes, relaxantes musculares e opioides; 
  • Tabagismo;

Atualmente, a apneia obstrutiva do sono pode ter séria relação com o novo Coronavírus. Estudos estão sendo feitos para identificar o risco de contaminação da covid-19 em pessoas que têm AOS, já que a complicação em comum das doenças é a falta de ar.

Mas, independentemente se você tem apneia ou não, cuide-se e siga as recomendações impostas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Vale também ressaltar que a apneia obstrutiva do sono é diagnosticada por um exame que o paciente passa a noite inteira sendo monitorizado, o qual é denominado polissonografia. Ainda, ele pode ser submetido à radiografia, exames de sangue e até mesmo passar por uma avaliação odontológica.

Então, se constatada a apneia do sono ou a síndrome hipoxêmica (um tipo de insuficiência respiratória grave), o indivíduo é submetido aos processos de recuperação, que envolve, muitas vezes, o aparelho CPAP.

 

Uso do aparelho CPAP para apneia do sono

Depois da breve explicação sobre a apneia obstrutiva do sono, apontaremos as particularidades do aparelho CPAP (Continuos Positive Airway Pressure – ou pressão positiva contínua nas vias aéreas). Acompanhe!

O aparelho CPAP é um modelo de compressor de ar silencioso, o qual consiste em criar uma pressão nas vias respiratórias para impedi-las de se fecharem e, como resultado, facilita a passagem de ar do nariz aos pulmões. O uso do CPAP é sugerido por médicos, os quais acompanharão o desenvolvimento da metodologia.

Por tanto, o aparelho CPAP é aconselhado para dar ao paciente um tratamento mais confortável e sem gerar danos à saúde dele. Pelo contrário, o aparelho CPAP APAP Reswell monitora initerruptamente a respiração da pessoa, ajustando automaticamente a pressão do ar para atender às necessidades da mesma, que podem mudar conforme o tempo em que estiver dormindo.

Esse monitoramento é parte da terapia com pressão positiva automática nas vias respiratórias (APAP). No aparelho, você poderá selecionar a opção CPAP ou APAP, ficando à critério das suas precisões individuais.

O tratamento realizado com o aparelho CPAP APAP melhora a qualidade do sono e de vida do paciente, pois alivia o ronco, o cansaço e a sonolência, exemplificativamente. Ademais, o aparelho CPAP APAP proporciona uma respiração natural ao paciente, deixando-o seguro quanto à aplicação do CPAP na intervenção da apneia obstrutiva do sono.

O funcionamento do aparelho CPAP APAP Reswell advém da seguinte maneira:

  • Acompanha um cartão SD para registros;
  • Conta com setas, botão OK e botão liga e desliga;
  • Controle de tempo de pressão, pressão inicial, verificação de temperatura do umidificador, ajuste de luz de fundo, vazamento excessivo de ar, data e hora, alarme, unidade de medida, start e stop automáticos, ajuste de máscara, registro de IAH (índice de apneia por hora), ajuste de pressão de alívio, lembrete das manutenções, unidade de porcentagem de disparo, leitura de cartão SD de registros;
  • Menu médico – específico para o tratamento APAP ou CPAP;
  • Reservatório de água na parte de trás;
  • Troca de filtro na parte inferior do aparelho.

Assim como outros produtos da área da medicina, o CPAP APAP Reswell também deve ser adquirido por uma empresa comprometida e que zela pela saúde do consumidor. Por este motivo, compre esse e outros equipamentos da linha médica na Montserrat.

Consulte-nos e entenda as particularidades de adquirir equipamentos médicos conosco.

Para mais informações, acesse o link:
https://www.montserratshop.com.br/

Deixe um comentário