Anticoncepcionais causam trombose? Entenda!

O uso constante de anticoncepcionais é responsável por grande parte dos casos de trombose venosa em mulheres jovens: intenda os motivos!

Pílulas contraceptivas causam trombose? Muitas mulheres tomam pílulas anticoncepcionais para evitar a gravidez e reduzir sintomas negativos do período menstrual, como cólicas e enxaquecas.

A pílula contraceptiva traz muitos benefícios para as mulheres, incluindo o planejamento familiar, controle do fluxo e dos desconfortos que a menstruação gera. Entretanto, o uso desse anticoncepcional deve ser realizado com cuidado e principalmente, acompanhamento médico.

Por ser um produto de fácil acesso, comercializado em todas as farmácias do país sem necessidade de receita médica, muitas mulheres começam a tomar essas pílulas ou trocam de marca ao longo dos meses sem o apoio médico.

O que é um problema muito grande! Isso porque, o uso constante das pílulas anticoncepcionais podem causar uma série de efeitos colaterais e até mesmo doenças perigosas.

É o caso da trombose venosa. Muito se fala sobre esse assunto, as pílulas realmente causam essa condição tão grave que pode levar a morte? É uma questão complexa.

As pílulas contraceptivas podem agravar, acelerar e aumentar as chances da mulher desenvolver algumas doenças, como a trombose. Mas, como mencionamos, é um assunto complexo.

Para entender de fato os riscos de trombose venosa a partir do uso constante das pílulas anticoncepcionais, é preciso compreender como esse remédio age no organismo da mulher.

Entenda de uma vez por todas se esse contraceptivo é sinônimo de riscos à saúde e mais: como evitá-los? Existem alguns produtos hospitalares que podem ajudar.

Esse conteúdo não substitui uma consulta com profissionais especializados. Caso tenha alguns sintomas, não esteja se sentindo bem ou apenas queira respostas mais precisas de como se proteger com segurança, procure um médico.

Qual a relação entre anticoncepcional e trombose

Antes de qualquer explicação, você sabe o que é uma pílula anticoncepcional? Muitas mulheres tomam esse método contraceptivo sem, ao menos, entenderem como o remédio age no organismo.

As pílulas contraceptivas se tratam de um método anticoncepcional hormonal. Isso é: na composição das pílulas há hormônios sintéticos que imitam os hormônios naturais femininos, o estrogênio e a progesterona.

Algumas pílulas contam com apenas um dos hormônios, geralmente a progesterona. Essas são conhecidas como minipílulas. O contraceptivo é responsável por enganar o cérebro. Como?

O contraceptivo estimula os hormônios produzidos no ovário, enviando uma mensagem “enganosa” ao cérebro. Desta forma, o ovário fica inativo e deixa de expelir o óvulo previsto para cada ciclo menstrual.

Como sabemos, sem óvulo, não há gravidez. É por isso que é um dos contraceptivos mais eficientes, chegando a 99% de eficácia — se tomada corretamente.

Esses hormônios podem ser prejudiciais à saúde?

A relação entre as pílulas e a trombose se dá porque esses hormônios — estrogênio e a progesterona — podem afetar a coagulação sanguínea e favorecer a formação de coágulos.

Quando esses coágulos obstruem uma veia tem-se uma trombose? No caso da trombose venosa, a obstrução costuma ser nos membros inferiores, principalmente nas pernas.

Se o coágulo se desprender pode causar complicações graves como a embolia pulmonar. Se o coágulo for formado em artérias, o caso pode ser ainda mais grave, causando um AVC ou infarto do miocárdio na paciente.

Mulheres que tomam anticoncepcional terão trombose venosa? Não necessariamente. As pílulas aumentam o risco, principalmente, de mulheres com histórico dessa doença na família ou uma predisposição genética.

Por isso, antes de começar a tomar as pílulas contraceptivas, é importante que as mulheres vão a um médico e façam todos os exames solicitados, como o de sangue, em que detecta se a pessoa tem predisposição a ter trombose.

Como evitar essa doença tão grave?

A primeira dica é: consulte um ginecologista. Ainda mais se você já estiver tomando a pílula contraceptiva e perceba alguns sintomas de trombose venosa, como dores nas pernas, inchaço, vermelhidão na região, veias dilatadas, pele das pernas mais rígida, entre outros.

Para evitar esse tipo de trombose que pode ser causada por anticoncepcionais é procurar meios contraceptivos não hormonais, realizar atividade física, não fumar e evitar tudo que possa prejudicar a coagulação sanguínea.

Também é possível optar pelas meias antitrombo, as quais melhoram a circulação do sangue na região afetada, diminuindo consideravelmente a possibilidade de coagulação. As meias de compressão fazem pressão nas pernas e ajudam o sangue a voltar dos pés para o coração.

Funcionam como uma espécie de bomba que auxilia a melhora da circulação sanguínea. Remédios anticoagulantes e cirurgias não previne a trombose, na verdade, esses procedimentos tratam a doença em casos mais graves.

De qualquer forma, se estiver com sintomas ou deseja se informar mais sobre o assunto, procure um médico. Meias de compressão e outros produtos hospitalares é com a Montserrat.

Assim como outros produtos da área da medicina, as Meias Antitrombo também deve ser adquirido por uma empresa comprometida e que zela pela saúde do consumidor. Por este motivo, compre esse e outros equipamentos da linha médica na Montserrat.

Consulte-nos e entenda as particularidades de adquirir equipamentos médicos conosco.

Para mais informações, acesse o link:
https://www.montserratshop.com.br/

Deixe um comentário